13 de mar. de 2012

Diferenciando: Moderno ou contemporâneo?

Quando o assunto é decoração existem diversas maneiras de classificar os estilos e movimentos envolvidos na configuração arquitetônica do ambiente e nas peças de mobiliário que são inseridas nestes espaços.

A duvida comum para muitas pessoas é: o que é moderno? e o que é contemporâneo? Estes dois são sinônimos ou representam algo completamente diferente entre si?

O adjetivo moderno, seja ele aplicado para definir a arquitetura ou a decoração de interiores está diretamente relacionado ao movimento modernista que ocorreu na primeira metade do séc. XX nas áreas da literatura, arquitetura, design e artes plásticas. Esse movimento tinha como ideologia a abandono do que era tido como tradicional para uma forma de expressão nova e libertadora.

Na arquitetura e decoração de interiores isso significou o abandono das formas elaboradas e adornos meramente estéticos apresentando um minimalismo nas formas, tudo devia seguir seu propósito, sendo neste movimento que surgiram as frases "a forma segue a função"e "menos é mais". São características estéticas deste periodo a presença de linhas simples, geralmente retilíneas, a utlização de materiais como o metal, concreto e o vidro em seu aspecto mais natural possível.
        
Já o estilo contemporâneo na arquitetura e no design utiliza dos movimentos, tendências e técnicas arquitetônicos da atualidade, sucedendo à arquitetura moderna. Também é conhecida como a Arquitetura pós-moderna e é uma das mais recentes manifestações, preocupa-se em transmitir uma estética high-tech, com mistura de elementos e formas.
Na Moobil você encontra peças originais do estilo modernista, bem como peças do design contemporâneo.